domingo, 15 de maio de 2016

APS: Sondagem e aplicação de estratégias de leitura - Blog Fundão mais que perfeito

APS: Sondagem e aplicação de estratégias de leitura

Resumo

O leitor escolhido pelo grupo foi o aluno Luan Sales Gomes. O objetivo de sua leitura é a busca refletiva, isto é, a procura do autoconhecimento. Ele lê por prazer de acordo com o conteúdo de interesse. O leitor utiliza-se mais da estratégia metacogntiva, ou seja, ele usa conscientemente as estratégias de leitura.
Uma das estratégias utilizadas foi a predição, Luan já tinha uma expectativa do que iria acontecer com a personagem devido ao seu conhecimento de mundo. Ele também fez a  separação em períodos e partes cronológicas. Ele usa o princípio da Canocidade, já tinha um conhecimento prévio do tema do livro pela leitura de outros livros do mesmo autor.
Verificamos que o leitor é do tipo descendente. Ou seja, o processamento do texto é feito de cima para baixo, ele já tem uma expectativa de leitura e objetivos.

Estratégias de Leitura

A estratégia de leitura pode ser cognitiva ou metacognitiva. A primeira é feita inconscientemente, enquato a segunda é feita pela própria vontade do leitor. De acordo com o nível de experiência, ele pode fazer uso de algumas estratégias.
Podemos citar algumas estratégias como por exemplo a predição, que é uma espécie de advinhação do leitor sobre o que está por vir no texto. Também podemos citar o automonitoramento, que é uma verificação de que as informações reunidas no texto dão suporte para uma determinada hipótese. Temos também a autoavaliação e autocorreção que são processos de teste das informações introduzidas no texto, se elas “batem” ou não. Essas estratégias citadas podem ser feitas inconscientemente ou não.
As estratégias exclusivamente metacognitivas são por exemplo a seleção, que é o ato de grifar palavras desconhecidas. Também se encaixa neste perfil a leitura detalhada, como por exemplo o ato de ler minuciosamente um manual de instruções. E também a inferência, que é a captação de informações que não estão escritas explicitamente, mas que a partir do contexto podem ser previstas.

Sondagem

O leitor escolhido pelo grupo foi o aluno Luan Sales Gomes. Realizamos uma entrevista em que descobrimos que os gêneros textuais mais lidos são literatura contemporânea e clássica, psicologia e espiritualidade.

Verificação das estratégias cognitivas

Os aspectos importantes que despertam interesse na leitura são o título, autor e cultura. Também o resumo prévio gerando uma identificação pessoal. O objetivo de sua leitura é a busca refletiva, isto é, a procura do autoconhecimento. Ele lê por prazer de acordo com o conteúdo de interesse.
Um dos livros analisados foi “Comer, Rezar e Amar”.



Aplicação das estratégias metacognitivas

O leitor utiliza-se mais da estratégia metacogntiva, ou seja, ele usa conscientemente as estratégias de leitura.
Uma das estratégias utilizadas foi a predição, Luan já tinha uma expectativa do que iria acontecer com a personagem devido ao seu conhecimento de mundo.
O aluno citou outro caso em que ativou a estratégia sobre conhecimento de mundo. Segue a seguir uma transcrição de uma pequena parte do livro "Cidades Mortas" de Monteiro Lobato:
"Pedrinho trotava pela fita vermelha da estrada, sobe e desce morro, quebra à direita, à esquerda, pac, pac, pac,... lá pensando na volta. Teria tempo de transpor a figueira antes de escurecer? A figueira... Passavam-se ali coisas de arrepiar o cabelo."
Durante a leitura deste trecho, o entrevistado afirmou que ficou curioso do porquê Pedrinho tinha medo de cruzar a figueira de noite. Ele se recordou de um episódio do programa "Um pé de que" apresentado por Regina Casé, em que ela mencionava o misticismo da figueira. Ela falou que a figueira é conhecida como uma árvore do inferno, em que acredita-se que demônios e seres de outros mundos rondam essa planta ao escurecer.
O leitor ativou portanto o seu conhecimento de mundo.
Luan também faz a  separação em períodos e partes cronológicas. Ele usa o princípio da Canocidade, já tinha um conhecimento prévio do tema do livro pela leitura de outros livros do mesmo autor.

Expectativa ou criação de hipótese antes da leitura

Entrevistador: Você busca ler livros por prazer?
Luan:  Sim. De acordo com o conteúdo de interesse.
Entrevistador: Quando você tem um objetivo de leitura, como você o faz?
Luan: Eu leio a resenha do livro, me interesso por determinado autor e tema.

Expectativa ou criação de hipótese durante a leitura

Entrevistador: Durante a leitura, você manteve seu interesse no livro “Comer, Rezar e Amar”?
Luan: Sim. Eu me identifiquei com experiências de vida semelhantes da autora.
Objetivos da leitura

O leitor lê alguns livros por prazer tais como: “Comer, Rezar e Amar” e “Capitães de Areia”. Ele analisa de acordo com sua necessidade de momento. Existem momentos em que ele procura livros de romance e em outros momentos livros de autoajuda.
Outros Luan lê para obter conhecimento como: “Shiatsu dos Meridianos”. Neste caso ele procurou um livro sobre medicina terapêutica e fez uso do skimming. O aluno procura uma informação específica, ou verifica o sumário em busca de determinado assunto.

Ruptura da estratégia cognitiva

Foi dada uma pequena parte de um capítulo do livro “Crepúsculo”. Verificamos que o leitor não mantêm interesse na temática do livro, fazendo assim a ruptura das estratégias cognitivas. O aluno não consegue fazer a predição, devido a falta de interesse. Ele não gosta da temática sobre vampiros.

Tipo de leitor

Verificamos que o leitor é do tipo descendente. Ou seja, o processamento do texto é feito de cima para baixo, ele já tem uma expectativa de leitura e objetivos.

Verificação da Regra da Recorrência

Luan fez uso desta regra no livro "Comer, Rezar e Amar". A seguir segue um exemplo:
"Já conheço duas Elizabeths em Roma além de mim. Ambas são americanas, ambas são escritoras."
Neste caso houve a coesão referencial, a palavra "ambas" substitue "duas Elizabeths".


Um comentário:

  1. Muito interessante o trabalho; a abordagem das estratégias e as explicações ficaram muito objetivas. Gostei muito.

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